Entenda o mercado de Algodão

O Brasil vem se consolidando como um maiores produtores de algodão no mundo e é o segundo maior exportador, atrás apenas dos Estados Unidos. O seu mercado se destaca como um dos mais voláteis dentre as commodities agrícolas, principalmente pela sua sensibilidade a fatores macroeconômicos e climáticos. Por isso, as especificidades da pluma tornam crucial o entendimento das demais variáveis em toda cadeia do algodão, desde as lavouras até a indústria têxtil. Os relatórios da Inteligência de Mercado da StoneX buscam, assim, auxiliar na interpretação desse mercado, fornecendo análises e as tendências para essa commodity.

Com o intuito de trazer as principais informações e dados do mercado de algodão, com os principais relatórios que direcionam os preços e as perspectivas de oferta e demanda e que permitem a melhor definição de estratégias e obtenção de resultados, a Inteligência de Mercado da StoneX criou o Pacote Essencial de Algodão.

Conte com a Inteligência da StoneX para desenvolver o seu negócio!

Quer saber mais de cada relatório?

Semanais

Exportações Semanais de Algodão

Atualização semanal dos dados de exportação brasileira de algodão. O relatório apresenta volumes semanais de embarques da safra atual e a comparação com a semana correspondente à safra anterior. São trazidas também as exportações acumuladas no ano-safra (janeiro-dezembro) corrente, bem como sua relação com a estimativa de exportação anual da Conab, como por exemplo a quantidade semanal de embarques necessária para atingir essa estimativa. Ainda, o relatório conta com gráficos de fácil entendimento a respeito das exportações mensais da pluma.

Vendas de Exportação e Carregamentos – EUA

Neste relatório, trazemos semanalmente os principais dados sobre as vendas de exportação semanais do algodão estadunidense. Nele, abordamos detalhadamente os carregamentos da pluma referentes as últimas 10 semanas, bem como a média de 3 anos para a variável e as vendas líquidas da pluma, seja na safra atual, sejam vendas para a próxima safra. Além disso, são trazidos os principais destinos das exportações dos Estados Unidos, na semana, e uma tabela detalhada das vendas e embarques semanais, que elenca a participação de cada país em relação a novas vendas, cancelamentos, troca de destino, dentre outras especificidades.

Acompanhamento de Safra – MT

Atualização semanal do plantio e da colheita no principal produtor de algodão no Brasil, o estado do Mato Grosso. No relatório, trazemos gráficos bem elaborados que elencam o decorrer do plantio (normalmente entre dezembro e fevereiro) e da colheita (geralmente entre junho e setembro) e os dados referentes à safra anterior e à média dos últimos três anos para as variáveis.

Posições na ICE/NY – CFTC

Quadro com resumo semanal das posições dos agentes comerciais (produtores, tradings, consumidores) e especuladores na ICE/NY. Neste relatório, trazemos o volume total dos contratos futuros em aberto, as posições vendidas (“short”) ou compradas (“long”) dos agentes na bolsa de NY e as alterações em relação à semana anterior. Além disso, é trazida a quantidade de traders envolvidos em cada categoria (comercial ou especulador, vendida ou comprada) bem como percentual de cada um nos contratos em aberto.

Posições On-Call

Com esta publicação, trazemos os dados semanais de compras e vendas não fixadas “on-call” realizadas na ICE/NY. As “vendas on-call” são contratos de algodão físico, em que o preço está “a fixar”. Nestes contratos, geralmente as tradings estão na ponta vendedora, enquanto o lado das fiações (agentes que tem interesse na pluma física) estão na ponta compradora. Já as “compras on-call” são contratos também com preços “a fixar”, mas as tradings se posicionam na ponta compradora e os produtores na ponta vendedora. Esse relatório é de suma importância por impactar diretamente (ou refletir) a dinâmica as cotações em NY. Por exemplo, caso NY sofra uma alta de preços, é provável que os produtores aproveitem para fixar seus preços; dependendo do volume/ritmo das vendas de NY (decorrentes da fixação), pode haver resistência (ponto onde o mercado para de subir), evitando maior alta ou até provocando uma queda nos preços.

Mensais

Levantamento de Safra (Conab)

Dados mensais das estimativas da Conab para área plantada, produtividade, produção, consumo doméstico, exportações e estoques finais do algodão em relação à safra corrente. Há também a comparação dos números com a safra anterior e à publicação da Conab do mês anterior.

Resumo do relatório de O&D do USDA

Dados mensais divulgados no Relatório WASDE, do USDA, com a perspectiva para o mercado mundial de algodão. É trazido o detalhamento das expectativas da instituição para produção, consumo e estoques para a safra atual e seguinte, e também dados para produção, consumo, exportação e importação nos principais mercados do mundo, como Estados Unidos, China, Índia, Brasil, Austrália e outros.

Beneficiamento de Algodão nos EUA

Acompanhamento dos fardos de algodão norte-americano beneficiados ao longo da safra. O beneficialmento do algodão nada mais é do que a etapa prévia à sua industrialização e consiste na separação da fibra das sementes por processos mecânicos. O relatório é divulgado na época de beneficiamento do algodão norte-americano (agosto a março), e trás dados para o país e para as principais regiões produtoras dos EUA (Texas, Geórgia e Delta do Mississippi)

Cortesias

Diário de Câmbio

Relatórios de acompanhamento de alta frequência, têm como objetivo manter profissionais e empresas parceiras da Inteligência de Mercado da StoneX por dentro do dia a dia do mercado de câmbio e de suas tendências, destacando as principais variáveis que têm influenciado as negociações. Publicado em duas edições diárias, na abertura e no fechamento do pregão doméstico, de terça a sexta-feira, os Diários de Câmbio analisam a conjuntura e os fatores macroeconômicos e políticos, do Brasil e do mundo, que podem definir a trajetória do par real/dólar.

Semanal de Câmbio

Disponível às segundas, o Resumo Semanal de Câmbio analisa de maneira objetiva o comportamento do mercado brasileiro de divisas ao longo da semana anterior, destacando os principais eventos e fatores que conduziram as cotações do dólar, do conjunto das moedas emergentes e do dollar index. O relatório discute as variáveis que serão relevantes para a semana que se inicia no cenário macroeconômico e político nacional e internacional, trazendo a seus leitores perspectivas para os próximos dias.

Gostaria de assinar ou saber mais sobre esse pacote?

Preencha o formulário que entraremos em contato.

    Conheça nossos Pacotes Essenciais

    Se interessou pelos
    relatórios de câmbio?

    Experimente por 15 dias, sem compromisso!