Entenda o mercado de Açúcar e Etanol

As perspectivas para o setor sucroenergético são voláteis e se movimentam diariamente com base nas previsões climáticas, fundamentos de oferta e demanda, revisões de políticas públicas e conjuntura macroeconômica. Tendo em vista os diversos fatores que podem direcionar as cotações do açúcar e do etanol, os relatórios da Inteligência de Mercado da StoneX têm o objetivo de auxiliar tomadas de decisão mais assertivas, provendo análises e antecipando tendências para ambas as commodities.

Pensando em garantir o melhor acompanhamento destes mercados, o Pacote Essencial de Açúcar e Etanol apresenta informações aprofundadas e regionalizadas sobre o setor sucroenergético brasileiro. Nosso intuito é contribuir para que profissionais e empresas de todos os portes tenham acesso às principais perspectivas para os mercados de açúcar e etanol em primeira mão, e para que possam explorar a informação para orientarem suas ações comerciais e estratégia.

Conte com a Inteligência da StoneX para desenvolver o seu negócio!

Quer saber mais de cada relatório?

Semanais

Paridade entre os Produtos da Cana

Neste relatório, os preços dos principais subprodutos da cana-de-açúcar no Brasil são convertidos para a mesma unidade, possibilitando a análise da remuneração obtida pelos produtores com a venda de açúcar ou de etanol em diversas localidades. O relatório apresenta tais estatísticas em gráficos e tabelas, de modo que o leitor possa constantemente avaliar a rentabilidade da produção dos subprodutos da cana.

Exportação de Açúcar e Etanol do Brasil​

Atualização semanal dos dados da exportação brasileira de açúcar e etanol. Além de citar os volumes semanais e acumulados destinados ao mercado externo, o relatório também oferece comparativos anuais e frente à média histórica com relação à evolução dos carregamentos. Por fim, o material também detalha os principais destinos do açúcar e do etanol produzido no Brasil, de modo a contribuir com informações referentes ao mercado internacional de ambas as commodities.

Regional de Açúcar e Etanol

Neste relatório, trazemos informações sobre as cotações dos principais subprodutos da cana-de-açúcar nas regiões canavieiras de Goiás e do Norte-Nordeste (NNE), além de atualizar informações de arbitragem e paridade de preços. No relatório do NNE, especificamente, informações de line-up nos portos e exportações de açúcar também são detalhadas, assim como os dados sobre o regime de chuvas na região. Para além de gráficos e tabelas, ambos os relatórios são compostos por seções analíticas, trazendo discussões sobre os principais drivers para o setor sucroenergético.

Quinzenais

Relatório de Etanol de Milho e DDG

Com esta publicação, trazemos informações sobre a produção de etanol de milho no Centro-Sul do Brasil, bem como estimativas para a produção e preço médio de DGs (grãos de destilaria) nos principais estados produtores. O relatório também contém indicadores sobre o spread entre o etanol e o milho, e a margem das usinas de etanol localizadas em Mato Grosso e Goiás – informação pioneira no mercado e que contribui para avaliar a remuneração efetiva das unidades produtoras com a destilação do biocombustível a partir do cereal. Além dos dados, o material também apresenta textos analíticos sobre a conjuntura para a produção de milho e do álcool, de modo a construir análises mais fundamentadas para um setor tão escasso de informações.

Acompanhamento de Safra (UNICA)

Cobertura do andamento da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, disponível logo após a publicação dos dados da UNICA. O material contém tabelas, gráficos e análises sobre os principais indicadores produtivos, bem como o avanço da comercialização de etanol no mercado doméstico e externo. Este relatório permite o rápido monitoramento da produção no cinturão canavieiro, de modo a contribuir com análises da posição brasileira no mercado global de açúcar.

Cortesias

Diário de Câmbio

Relatórios de acompanhamento de alta frequência, têm como objetivo manter profissionais e empresas parceiras da Inteligência de Mercado da StoneX por dentro do dia a dia do mercado de câmbio e de suas tendências, destacando as principais variáveis que têm influenciado as negociações. Publicado em duas edições diárias, na abertura e no fechamento do pregão doméstico, de terça a sexta-feira, os Diários de Câmbio analisam a conjuntura e os fatores macroeconômicos e políticos, do Brasil e do mundo, que podem definir a trajetória do par real/dólar.

Semanal de Câmbio

Disponível às segundas, o Resumo Semanal de Câmbio analisa de maneira objetiva o comportamento do mercado brasileiro de divisas ao longo da semana anterior, destacando os principais eventos e fatores que conduziram as cotações do dólar, do conjunto das moedas emergentes e do dollar index. O relatório discute as variáveis que serão relevantes para a semana que se inicia no cenário macroeconômico e político nacional e internacional, trazendo a seus leitores perspectivas para os próximos dias.

Gostaria de assinar ou saber mais sobre esse pacote?

Preencha o formulário que entraremos em contato.

    Conheça nossos Pacotes Essenciais

    Se interessou pelos
    relatórios de câmbio?

    Experimente por 15 dias, sem compromisso!