Luigi Bezzon

Luigi Bezzon

Graduando em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP, Luigi Bezzon é analista do time de Inteligência de Mercado da StoneX em Fertilizantes e Óleos Vegetais.

O que significam os jargões: ETA, ETB, ETS e demurrage no meio logístico portuário?

Ao analisar informações e dados logísticos, é comum se deparar com jargões e abreviações que descrevem o comportamento de um modal ao desembarcar em seu local de destino, seja para carregamento ou descarregamento da mercadoria transportada.

No meio portuário, o transporte das mercadorias é realizado, em grande parte, envolvendo mais de um país, o que torna a necessário a padronização das informações transmitidas entre os agentes, para o bom funcionamento do comércio internacional.

Alguns dos termos logísticos mais usados no transporte marítimo são os que descrevem o tempo estimado em que o navio deverá permanecer no porto, acordado em contrato entre a transportadora e a administração portuária. Vamos a eles:

  • ETA (Estimated Time of Arrival) – Data e hora estimada para a chegada do navio no terminal portuário. Nota-se que não necessariamente o navio que chegou no porto está pronto para movimentar as mercadorias, para isto ele precisar estar atracado. O ETA normalmente é acordado previamente em contrato entre o dono da mercadoria transportada e o armador responsável pelo transporte marítimo.
  • ETB (Estimated Time of Berthing) –  Data e hora estimada para a atracação do navio no terminal portuário, ou seja, pronto para o carregamento ou descarregamento dos bens transportados. O ETB normalmente é fornecido pelo terminal portuário e pode variar conforme a disponibilidade de docas livres para atracamento.
  • ETC (Estimated Time of Completion) –  Data e hora estimada em que o carregamento ou descarregamento dos bens será finalizado.
  • ETD (Estimated Time of Departure) –  Data e hora estimada para a partida do navio do terminal portuário. O ETD é normalmente firmado em contrato prévio entre o dono da mercadoria transportada e o armador.
  • ETS (Estimated Time of Sailing) – Sinônimo do ETD, porém específico para o transporte marítimo.

Note que o ETA e o ETS, firmados previamente em contrato entre o afretador, que solicitou o serviço de transporte, e o armador, proprietário do transporte marítimo, são estimativas de datas e estão sujeitos a variações conforme a situação do porto em que o navio atracará. Não é raro que o tempo necessário entre a chegada e saída do navio do porto supere o estimado previamente. Para estes cenários, é aplicado ao contratante uma multa indenizatória, paga ao armador, pelos dias excedentes que o navio permaneceu nas instalações portuárias, esta indenização é chamada de demurrage.

Exemplo prático

Vejamos no exemplo abaixo como analisar estes jargões, através de um dado extraído de uma planilha de Line-Up, que indica a posição dos navios nos portos e as mercadorias transportadas:

Neste exemplo, o navio da transportadora Oceania chegou no porto dia 17 de fevereiro, atracou nos terminais de carregamento no dia 20 de fevereiro, quando foi iniciado o carregamento das 100 mil toneladas de soja que ele exportará. E, finalmente, no dia 21 de fevereiro ele partiu do porto rumo ao destino final.

Luigi Bezzon

Graduando em Ciências Econômicas pela ESALQ/USP, Luigi Bezzon é analista do time de Inteligência de Mercado da StoneX em Fertilizantes e Óleos Vegetais.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Relatórios de Mercado

Mensalmente, os especialistas da StoneX produzem mais de 600 informativos sobre as principais commodities mundiais. Conheça os boletins para acompanhamento dos mercados de Grãos (soja, milho e trigo), FertilizantesAçúcar e Etanol, Algodão, Pecuária, Café, Energia, Óleos Vegetais e Câmbio.

    Quais são seus mercados de interesse?

    Açúcar & EtanolAlgodãoCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCaféÓleos Vegetais

    Como soube dos boletins de mercado da StoneX?

    FacebookLinkedInInstagramWhatsAppGoogleIndicaçãoOutrosEventosE-mail