d
h
m
s
Promoção encerrada!
AÇÚCAR & ETANOL
Picture of Janaine Machado

Janaine Machado

Formada em Letras pela PUCCAMP com Pós-Gradução em Tradução pela Estácio de Sá. Iniciou na Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil em 2011 como Tradutora.

O que é a moratória da soja?

Avanço do cultivo de soja sobre o bioma amazônico e o compromisso do Brasil com desmatamento zero

No ano de 2006, o Greenpeace publicou um relatório que apontava para a expansão da cultura de soja na região da Amazônia como promotora de desmatamento.

O documento mostrava que, de 2003 até então, 70 mil km² de vegetação nativa haviam sido destruídos, principalmente por conta de obras de infraestrutura para viabilizar o escoamento da produção de soja na região a mercados globais.

Entre 2004 e 2005, cerca de 1,2 milhão de hectares de soja (5% do total nacional) foram plantados na floresta amazônica brasileira.

Após as acusações, sociedade civil e mercado internacional, representado pelo European Soy Customer Group (Grupo Europeu de Consumidores de Soja), pressionaram tradings para que implementassem medidas de sustentabilidade.

Com isso, em 24 de julho de 2006, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) se comprometeram a não comercializar soja proveniente de áreas que tivessem sido desmatadas dentro da Amazônia Legal.

O pacto ficou conhecido como Moratória da Soja.

Essa iniciativa tem como meta a conciliação entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região por meio de práticas responsáveis e sustentáveis.

Inicialmente proposta para durar dois anos, a Moratória tem sido renovada anualmente e completou 12 anos de existência na safra 2017/18.

A governança e a operação da Moratória são de responsabilidade do Grupo de Trabalho da Soja (GTS), formado por empresas associadas à ABIOVE e à ANEC, por organizações da sociedade civil, pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Banco do Brasil.

Em janeiro de 2018, um relatório apresentado pelo GTS mostrou que, desde que a Moratória foi estabelecida, apenas 1,2% do desmatamento na Amazônia foi decorrente do plantio da soja.

Algumas características do bioma Amazônia têm sido favoráveis ao êxito da Moratória.

O estoque de terras abertas na região antes da iniciativa é considerável e tem viabilizado a expansão contínua da soja sobre essas áreas, mostrando que é possível conciliar preservação ambiental e desenvolvimento agrícola.

Grande parte da expansão vem ocorrendo sobre pastagens, atividade que também conta com restrições ambientais e que tem buscado alternativas de intensificação para se desenvolver.

A Moratória da Soja na Amazônia continua sendo uma iniciativa internacionalmente reconhecida como relevante no combate ao desflorestamento associado à produção de soja na Amazônia e mostra como o Brasil pode ajustar práticas agrícolas e implementar uma governança que assegure critérios para a proteção do meio-ambiente.

 

A Inteligência de Mercado da StoneX produz e publica periodicamente dados e análises como esta para o acompanhamento dos mercados agrícolas, fertilizantes e de energia.

 

Clique aqui e conheça os nossos pacotes de assinatura!

 

Experimente gratuitamente o Portal de Relatórios da Inteligência da StoneX: Clique aqui.

Janaine Machado

Formada em Letras pela PUCCAMP com Pós-Gradução em Tradução pela Estácio de Sá. Iniciou na Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil em 2011 como Tradutora.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.