d
h
m
s
Promoção encerrada!
AÇÚCAR & ETANOL
Picture of Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Mato Grosso do Sul: clima e custos estão no radar da safra 2016/17

No período da semeadura de soja foi verificado um atraso de chuvas no norte do Mato Grosso do Sul. Houve, também, uma estiagem que atingiu locais onde o plantio foi mais antecipado. ‘O desafio primeiro é o clima. Fazer um bom plantio da segunda safra, dentro da janela de plantio, é outro. E ficar atento aos custos’, aponta o Coordenador do Departamento Técnico do Sistema FAMASUL, Justino Mendes (foto).

A safra 2016/17 inicia com os resquícios de uma ‘safrinha’ de milho mais enxuta e a possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña. Em pauta, também estão o seguro rural e a gestão de custo – que, por sinal, aumentou para R$ 2.450/ ha no estado (puxado principalmente pelo financiamento e insumo).

‘O produtor tem que estar muito bem pautado com suas informações de custo. Nós temos que aproveitar e produzir mais para atender os mercados próximos ao estado, porque o Mato Grosso do Sul está logisticamente melhor localizado que o Mato Grosso, por exemplo’, explica Mendes.

No ciclo atual, a expectativa é que sejam colhidas 54 sacas/ ha de soja, contra 51 sacas/ ha no ciclo anterior, em que houve excesso de chuvas na colheita e, consequentemente, problema com grão ardido. A área total de soja corresponde a 2,4 milhões de hectares, enquanto o milho ‘safrinha’ agrega 1,7 milhões de hectares pelo estado (valores do ciclo 2015/16).

_dsc0668-copia

 Soja florescendo em Deodápolis, no sul do estado. Fotografia: Carolina Barboza / StoneX

A comercialização sul mato-grossense está em torno de 30%. Para Mendes, o ideal é que o produtor acompanhe o mercado e feche gradativamente o seu produto. ‘Ele não é formador de preço, ele é tomador. Por isso deve estar sempre acompanhando os níveis no mercado’, resume. ‘O produtor tem que estar atento nas condições que ele não pode controlar. As condições fora da porteira‘.

itaquirai-14

Plantio de soja em Itaquiraí. Fotografia: Carolina Barboza / StoneX

Inteligência de Mercado

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.