AÇÚCAR & ETANOL
Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Perspectiva de menor produção doméstica pode beneficiar importações de fertilizantes

Paralisação de unidades produtivas não deve afetar disponibilidade no âmbito interno

Neste primeiro trimestre, o mercado brasileiro de fertilizantes adentra seu período de arrefecimento sazonal da demanda. Com o avanço da colheita da soja e o plantio das culturas de segunda safra, como milho e algodão, os produtores locais já se encontram com suas compras de insumos entregues. Não obstante, os fabricantes dos adubos se atentam a possíveis impactos no balanço de O&D nacional no segundo semestre.

Recentemente, o mercado interno observou diversos anúncios de unidades produtivas entrando em ociosidade temporária e outras paralisando as atividades definitivamente, cor-roborando para uma preocupação dos produtores com o nível de disponibilidade dos adubos.

Na última semana, a Petrobrás iniciou seu processo de gradual paralisação da unidade produtiva de Sergipe — com capacidade de produzir 594.000 kmt/ano de ureia, 412.500 kmt/ano de amônia e 303.000 de Sulfato de Amônio —, seguindo o plano da estatal em reduzir sua presença no mercado de adubos nacional. A empresa anunciou em 2018 que iria lentamente diminuir sua produção de fertilizantes nas plantas de Camaçari (BA) e de Laranjeiras (SE), abrindo possibilidade de venda de ambas as unidades.

O início do processo de paralisação da produção na Bahia, no entanto, se encontra adi-ado devido à causa judicial aberta pelo sindicato dos trabalhadores locais. A unidade de Camaçari detém capacidade produtiva de 429.000 kmt/ano de ureia e o mesmo montante de amônia.

Ainda analisando o nível da produção doméstica, uma importante misturadora brasileira (Heringer) encerrou atividades em 9 unidades, localizadas no Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. A despeito de, no curto prazo, o fechamento aparentar uma menor oferta doméstica de produtos formulados — e uma maior disponibilidade de produtos intermediários —, outras empresas do setor já haviam iniciado um movimento de aumento seu market-share no âmbito interno, suprindo essa demanda não atendida pela He-ringer. Conforme observado no gráfico 2, as entregas dos fertilizantes mantiveram-se em linha com o registrado nos anos anteriores.

Ademais, as unidades podem retomar suas atividades em caso de aquisição da empresa, elevando o volume ofertado no longo prazo. Neste contexto, reforça-se que a produção doméstica de fertilizantes já apresentava um declínio nos últimos anos (vide gráfico 1). O output de nitrogenados recuou 30% entre 2015 e 2017, enquanto a cadeia produtiva nacional de fosfatados disponibilizou -3% produtos no mesmo período. A exceção é observada no mercado de potássicos, o qual avançou 75% nos anos analisados. Entretanto, ressalta-se que o crescimento percentual acentuado deriva do baixo volume da produção brasileira, que totalizou apenas 281 mil toneladas em 2017.

Ademais, a forte demanda do mercado inter-na em sua maioria é suprida pelas importações — motivo pelo qual os custos de aquisição dos fertilizantes são “dolarizados”, ou seja, atrelados também à taxa de câmbio.

Deste modo, o nível elevado das importações de fertilizantes corrobora para a manu-tenção da oferta no âmbito doméstico. Os principais exportadores para o Brasil, assim, podem se beneficiar com o encerramento das atividades das plantas da Petrobrás e da Heringer, encontrando uma demanda maior por seus produtos. Entretanto, relembramos que as perspectivas de consumo dos adubos no próximo-ano safra ainda serão determinados, a depender das expectativas de rendimentos financeiros dos produtores e também das relações de troca.

Além disso, a despeito de o Brasil apresentar capacidade limitada para importação, o fechamento das fábricas e unidades de mistura dificilmente fará com que se atinja esse teto. Entretanto, apesar da expansão da capacidade nacional para importar produtos, um aquecimento das importações pode acarre-tar em atrasos nos portos, e em um aumento dos custos de internalização.

Inteligência de Mercado

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.