Ana Luiza Lodi
Demanda chinesa aquecida pela soja brasileira também envolve riscos
Grãos e Oleaginosas

Demanda chinesa aquecida pela soja brasileira também envolve riscos

Caso EUA e China entrem resolvam suas questões comerciais, o Brasil precisará buscar compradores que migraram para os EUA A demanda pela soja brasileira está muito aquecida, em meio ao contexto de guerra comercial com a taxação de 25% sobre a soja norte-americana imposta pela China. Com isso, o maior importador mundial está buscando originar…

Ajuste do frete mínimo para carga granel supera 4%
Grãos e Oleaginosas

Ajuste do frete mínimo para carga granel supera 4%

O tabelamento continua gerando questionamentos e preocupações Após passar pelo Congresso, a lei que regulamenta o tabelamento do preço mínimo do frete rodoviário no país foi sancionada pelo presidente Michel Temer no início de agosto, destacando que “A Política Nacional de Pisos Mínimo do Transporte Rodoviário de Cargas tem a finalidade de promover condições mínimas…

frete mínimo
Grãos e Oleaginosas

Indefinição sobre fretes prejudica agronegócio brasileiro

Uma das medidas anunciadas no acordo com caminhoneiros para finalizar a greve do final de maio foi o tabelamento do preço mínimo do frete, reivindicação antiga da categoria. Com isso, foram publicadas tabelas para o frete mínimo no dia 30/05 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as quais trouxeram valores de frete mínimo muito…

bushel de soja
+Inteligência

O peso do bushel de soja e de milho

Quem acompanha o mercado de grãos, já está habituado à medida bushel, que é utilizada nas bolsas de mercadorias dos EUA, com destaque para Chicago, no caso do milho e da soja. O peso do bushel é considerado uma medida do sistema imperial, diferente do sistema métrico utilizado no Brasil, o qual tem como base…

milho
Grãos e Oleaginosas

Balanço de O&D do milho deve ficar mais folgado

Perspectivas para safras de soja e de milho verão 2017/18 são positivas, após início lento por chuvas irregulares A INTL FCStone elevou sua estimativa para a safra de soja de 107,6 para 110,1 milhões de toneladas (mi t) em janeiro. Com isso, houve um avanço de 2,34%. A elevação decorreu de revisões na produtividade de…

milhões de toneladas
Grãos e Oleaginosas

Dados de line-up indicam exportações ainda mais aquecidas

Dados oficiais da Secex indicam que as exportações de soja do começo de 2017 até 08/12 alcançaram 66,45 milhões de toneladas (mi t). Com isso, a estimativa da Conab para embarques de 2016/17, elevada para 66,5 mi t no último dia 12, já está desatualizada. Considerando os dados de line-ups de navios, até 13/12, os…

lei kandir
Grãos e Oleaginosas

Fim da Lei Kandir deve prejudicar exportações brasileiras de soja

Lei ajudou a impulsionar o agronegócio nacional, tornando o país mais competitivo A revogação da Lei Kandir na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no final de novembro trouxe preocupações para o agronegócio brasileiro. Isso porque a extinção da lei tende a prejudicar a competitividade das exportações brasileiras, que dependem dos produtos do setor. Em seguida,…

Mesmo com confirmação de La Niña, resultados são difíceis de prever
Grãos e Oleaginosas

Mesmo com confirmação de La Niña, resultados são difíceis de prever

Possibilidade de ocorrência do fenômeno ganha força, com previsão já em dezembro O fenômeno climático La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico. Há impactos em temperaturas e no regime de chuvas em várias partes do planeta. Contudo, não basta que as águas do oceano estejam mais frias para caracterizar o fenômeno. De…

reação dos preços
Grãos e Oleaginosas

Estoques argentinos devem limitar possível reação de preços

País teve produção recorde no ciclo 2016/17 e estoques de passagem devem garantir disponibilidade elevada O plantio da safra de milho da Argentina está 32,8% completo de acordo com a Bolsa de Cereales. Esse percentual está abaixo do que seria normal para o período. Algumas áreas do país registraram chuvas pesadas desde o início do…

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.