Bruno Santos

Bruno Santos

Formado em Relações Internacionais pela FACAMP e cursando Economia pela mesma instituição. Trabalha desde 2021 na Inteligência de Mercado da Stonex do Brasil, com foco na área de Energia.
Este texto teve a colaboração de Caíque Souza..

Iraque entra em acordo com o Líbano para a venda de óleo combustível pesado do país

Na última quarta-feira (24), o Ministro de Petróleo do Iraque disse em entrevista coletiva que o país entrou em um acordo com o Líbano para a venda de 137,684 mil barris de óleo combustível pesado por ano, em troca de bens e serviços destinados ao Iraque. Ainda de acordo com o ministro, a venda será feita utilizando os preços internacionais.

Por outro lado, o Ministro de Energia e Água do Líbano, Raymond Guajar, disse que pelo óleo combustível pesado do Iraque não atender as especificidades das plantas energéticas do Líbano, o país irá revender o produto iraquiano em troca de produtos que atendam essas especificidades.

Ainda de acordo com ele, a quantidade de óleo combustível acordada para ser vendida corresponde a um terço do total consumido no país, de modo a auxiliar na segurança da oferta do produto. Para o Iraque, o acordo acarretará redução dos estoques de óleo combustível no país.

Produção do Iraque (kbpd)

Fonte: Reuters, Stonex.

Atualmente, o Iraque se apresenta como o segundo maior produtor de petróleo da OPEP, ficando atrás apenas da Arábia Saudita. Em junho/21, o país produziu 3,938 mbpd, apresentando um aumento de 0,223 mbpd em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda assim, quando comparado a junho/19, o Iraque teve uma queda produtiva de 0,775 mbpd. O retorno produtivo do país segue alinhado às cotas produtivas determinadas pela OPEP. Em junho/21, o país apresentou um compliance de 100,4% em relação às cotas produtivas.

 

Bruno Santos

Formado em Relações Internacionais pela FACAMP e cursando Economia pela mesma instituição. Trabalha desde 2021 na Inteligência de Mercado da Stonex do Brasil, com foco na área de Energia.
Este texto teve a colaboração de Caíque Souza.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Relatórios de Mercado

Mensalmente, os especialistas da StoneX produzem mais de 600 informativos sobre as principais commodities mundiais. Conheça os boletins para acompanhamento dos mercados de Grãos (soja, milho e trigo), FertilizantesAçúcar e Etanol, Algodão, Pecuária, Café, Energia, Óleos Vegetais e Câmbio.

    Quais são seus mercados de interesse?

    Açúcar & EtanolAlgodãoCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCaféÓleos Vegetais

    Como soube dos boletins de mercado da StoneX?

    FacebookLinkedInInstagramWhatsAppGoogleIndicaçãoOutrosEventosE-mail