Fábio Rezende

Fábio Rezende

Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela UNICAMP. Trabalha na divisão de Inteligência de Mercado da INTL FCStone do Brasil desde 2014.

Expectativa de tempo mais quente em setembro pressiona Henry Hub

O preço do gás natural na central Henry Hub, referência para o mercado americano, recuou 4,8% na semana, encerrando o pregão de sexta-feira a USD 2,776/mmbtu, mínima desde julho. A queda foi causada pela expectativa de que a tendência de crescimento do estoque de gás natural no país ganhe ímpeto neste mês, já que a chegada de uma onda de calor é prevista para os estados do Meio-Oeste e do Nordeste dos Estados Unidos em meados de setembro.

Produção

A Energy Information Association (EIA) reportou uma produção comercializada de 93,3 bilhões de pés cúbicos diários de gás natural na última semana de agosto, montante equivalente ao observado na semana anterior – mas que, contudo, representa uma expansão de 17,6% em relação ao mesmo período de referência em 2017. O relatório publicado pela agência divulgou os dados consolidados para o mês de junho, no qual a oferta norte-americana totalizou 2,62 trilhões de pés cúbicos de gás natural – valor 11,8% superior ao produzido no mesmo mês do ano passado.

Apesar do aumento da produção, o número de perfuratrizes ativas não verificou expansão correspondente. De acordo com os dados mais recentes, no dia 21 de agosto haviam 182 perfuratrizes ativas, ante 180 um ano atrás. Em suma, o número de poços em atividade permaneceu estável nos últimos meses – o que indica ganhos de produtividade e aponta para um desaquecimento da expansão do volume produzido.

No que se refere ao GNL a produção total em junho foi de 187,3 bilhões de pés cúbicos, quantia 15,8% maior do que a o reportado em junho passado. O processo de liquefação do gás natural vem ganhando espaço dentro do setor de gás norte-americano, impulsionado em grande medida pela rentabilidade garantida por uma demanda internacional crescente.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Veja também

Dólar em 2020 e o agronegócio

Em evento do Banco de Câmbio da INTL FCStone, o Coordenador de Inteligência de Mercado Vitor Andrioli comentou sobre as perspectivas para…

Teste já!

Experimente nossa plataforma de relatórios gratuitamente
Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.