Você sabe a diferença entre notícia e análise?

Os preços dos produtos agrícolas são muito voláteis, imprevisíveis e seus mercados complexos.

Notícia

Na notícia, você encontrará comentários sobre determinado assunto, citações e breves relatos, sem que haja detalhamento e profundidade na informação. A notícia pode ser interpretada de maneiras diferentes, uma vez que não traz nenhum histórico ou contextualização.

Exemplo:

“Houve a ocorrência de granizo no município de Monte Sião, na região Sul de Minas Gerais, onde várias lavouras foram impactadas pelo fenômeno, que provocou perdas de até 100% em algumas lavouras.”

Análise

Já as análises da Inteligência de Mercado ponderam as notícias e analisam os impactos dos eventos noticiados no mercado de determinada commodity.

Exemplo:

“Foi relatada a ocorrência de granizo na região Sul de Minas, Monte Sião foi o município mais afetado pelo evento. Os dados do IBGE mostram que o município tem em torno de 2.460 hectares plantados. Desta forma, considerando uma produtividade média de 24 sacas/há, o potencial de produção no município é de aproximadamente 59 mil sacas. No entanto, o potencial produtivo do município representa apenas 0,09% da produção nacional. Portanto, o impacto do evento não deve ter um efeito expressivo nos preços de café.”

Além disso, as análises buscam antecipar os eventos e apontar quais seriam os impactos destes eventos no mercado.

Exemplo:

“Os dados da agência americana NOAA indicam que existe a probabilidade de 70 a 80% de chance da ocorrência de La Niña no fim do ano. A ocorrência do fenômeno está ligada a um excesso de chuva na Colômbia, América Central e Ásia. Portanto, o excesso de chuva nestas regiões poderia afetar negativamente a produção, a qualidade e a logística. Tendo em vista que o Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo e a Colômbia é o terceiro maior, a ocorrência do evento traria um tom altista para as cotações da commodity.”

Diferença

Note que nos exemplos acima, a notícia poderia gerar um sentimento de apreensão, pois mostra que houve danos a produção de café em uma determinada região. Por outro lado, a análise mostrou que, apesar dos danos ocorridos, o impacto do fenômeno na oferta de café e consequentemente nos preços será limitado. Além disso, a análise antecipou a ocorrência de um novo evento climático e apontou qual seria o possível impacto do evento nos preços.

Uma análise completa dos fundamentos do mercado é uma vantagem estratégica, enquanto a notícia é apenas informativa.

Além disso, uma análise vai muito além de interpretar os eventos. No dia-a-dia, analistas utilizam de mapas, gráficos, e uma série de ferramentas para conseguir interpretar os números de forma mais assertiva.