+ 15% OFF no plano anual

AÇÚCAR & ETANOL
Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Exportações brasileiras de carne bovina recuam ao menor patamar desde 2011

Paralisação dos caminhoneiros e embargos sobre exportações influenciaram queda

Durante o mês de junho, as exportações brasileiras de carne bovina in natura registraram seu pior desempenho desde janeiro de 2011. O total foi de apenas 54,39 milhões de toneladas embarcadas. A incerteza e instabilidade gerada no setor logístico brasileiro, tanto pela greve dos caminhoneiros quanto pela falta de resolução sobre a fixação de preços mínimos de frete, foram os principais fatores que afetaram negativamente as exportações.

O volume carregado recuou 45,4% no comparativo anual, quando foram exportadas aproximadamente 100 milhões de carne in natura. O total no mês de junho foi o menor desde 2003. Em termos monetários, as exportações totalizaram US$ 278,81 milhões. Os números sinalizam um recuo de 33,5% no comparativo com o ano imediatamente anterior. Além disso, representam o menor valor para o mês desde 2007.

A contração observada nas exportações decorre principalmente das dificuldades de recomposição da produção enfrentadas pelo setor desde a greve dos caminhoneiros, entre o final de maio e início do último mês. A paralisação, em primeiro momento, afetou o fluxo de saída das carnes das câmaras frias dos frigoríficos para os portos. Em seguida, o movimento dificultou o transporte de animais para o abate, levando o setor a um período de estagnação da produção, diminuindo a oferta no mercado interno.

Os acertos ainda pendentes sobre a tabela de fretes também favoreceram uma menor oferta para a nutrição pecuária, que já sofre impactos da elevação dos preços do milho, estes em um patamar 20,5% acima da média dos últimos anos devido ao contexto de quebra da safrinha no MS, GO e PR.

Ademais, o setor exportador brasileiro ainda aguarda uma retomada das compras de carne bovina in natura por parte da Rússia, que já foi a principal importadora da produção nacional, que se encontra com a aquisição de carne embargada desde o final do ano passado.

Exportações mensais de carne bovina in natura

Fonte: SECEX. Elaboração: StoneX.

Evolução contínua das exportações de carne bovina (em mil toneladas)

Fonte: SECEX. Elaboração: StoneX.

Indicador CEPEA para preço do milho no Brasil (R$/saca)

Fonte: Cepea/ESALQ. Elaboração: StoneX.

Inteligência de Mercado

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.