Fernando Maximiliano

Fernando Maximiliano

Engenheiro Agrônomo formado pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Participante do Brazilian Scientific Mobility Program (BSMP) na Oregon State University, Estados Unidos. Possui experiência em pesquisa e análise de mercado. Trabalha na divisão de Inteligência de Mercado da StoneX do Brasil com foco em Café.

Apesar de menor atividade no fim do ano, os fundos vão continuar promovendo um ambiente de mercado volátil

Enquanto os agentes especulativos têm tido destaque nos comportamentos dos preços de café nas últimas semanas, os fundamentos indicam que o futuro dos preços de café ainda é incerto e poderão depender muito dos movimentos especulativos. Apesar dos volumes dos estoques estarem em níveis relativamente altos, o mercado ainda aposta em um balanço de oferta e demanda mais apertado, em meio a queda dos estoques de café nos países consumidores.

Além da queda nos estoques certificados de café arábica, de café robusta e nos estoques nos portos americanos (GCA), os estoques no Japão também seguiram a tendência – segundo dados da associação de café japonesa, e outubro os estoques caíram em 2,9% se comparado com o mês anterior, mas este valor ainda é 13,9% maior que no mesmo período do ano passado. No entanto, é importante ressaltar que apesar das quedas, os estoques ainda estão em níveis elevados, como comentado acima sobre os estoques no Japão, por exemplo. Além disso, outro ponto a se considerar é a sazonalidade dos estoques nos países consumidores – os estoques nos portos americanos (GCA), por exemplo, apresentaram quedas na maioria dos anos após os meses de julho e agosto em anos de bienalidade negativa no Brasil (figura 1). Os estoques de café no Japão também seguiram a mesma tendência a partir de julho de 2017 (figura 2). Os estoques certificados de arábica não apresentam uma sazonalidade bem definida, no entanto, como foi comentado no Semanal do dia 09 deste mês, estes têm uma relação estreita com o café hondurenho, que tem sido afetado por outros fatores locais no ano de 2019.

Figura 1. Estoques de café nos portos americanos – outubro (milhões de  sacas)

Fonte: Green Coffee Association. Elaboração: StoneX.

 

Figura 2. Estoques de café no Japão (sacas)

Fonte: Japan Coffee Association. Elaboração: StoneX.

No ponto de vista especulativo, podemos observar o enorme impacto do comportamento dos fundos nos preços do café. Os preços de café entraram ascendência enquanto os agentes especulativos cobriram posições vendidas no mercado (figura 3). Já o relatório CFTC da semana passada mostrou que os fundos deixaram de participar no lado vendido do mercado, e estavam de fato comprados em 14.449 contratos de café no dia 10. O relatório CFTC da última sexta-feira (20) apontou uma continuação deste movimento  na posição dos fundos, aumentando suas posições líquidas em mais 5.557, chegando a 20.049.

Figura 3. Posição dos fundos ICE NY

Fonte: CFTC, ICE NY. Elaboração: StoneX.

Em função disso, nas próximas duas semanas, apesar um arrefecimento esperado nas negociações em virtude do período de festas de fim de ano e à falta de novas informações, se não houver grandes surpresas nas notícias fundamentalistas, os fundos especulativos tendem a ditar o mercado. Além disso, o mercado aguarda ansiosamente as primeiras estimativas para a safra 2020/21 no Brasil, e estas poderão ditar o mercado a partir de janeiro. A primeira estimativa oficial para a safra brasileira de café será divulgado pela Conab no dia 16 de janeiro. O time de Inteligência da StoneX estará a campo a partir de janeiro de 2020 para o levantamento da safra 2020/21 no Brasil, os dados devem ser divulgados no fim de fevereiro.

 

Essa matéria é uma mera amostra promocional dos conteúdos disponíveis a assinantes através do Portal de Relatórios.

Teste já!

Experimente nossa plataforma de relatórios gratuitamente

Relatórios de mercado aprofundados

Os especialistas da StoneX produzem mais de 300 relatórios mensais para o acompanhamento dos principais mercados globais de commodities.

Conheça os boletins para acompanhamento dos mercados de Grãos (soja, milho e trigo), FertilizantesAçúcar e Etanol, Algodão, Pecuária, Café, Energia, Cacau e Câmbio.

    Para quais mercados você deseja receber notificações?*

    Açúcar & EtanolAlgodãoCacauCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCafé

    Como soube de nós?*

    FacebookLinkedInWhatsAppIndicaçãoGoogleOutrosNewsletter

    *Campos obrigatórios

    Cart Item Removed. Undo
    • No products in the cart.