Fábio Rezende

Fábio Rezende

Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela UNICAMP. Trabalha na divisão de Inteligência de Mercado da INTL FCStone do Brasil desde 2014.

Safra intermediária brasileira apresenta excelentes resultados   

A safra intermediária brasileira – conhecida como “temporão”, que se estende de maio a setembro – se aproxima do fim, tendo apresentado resultados excelentes até agora. As entregas aos processadores acumuladas desde o início dessa safra somam 102,9 mil toneladas de amêndoas, 83,9% a mais que no mesmo período do ano passado. Com isso, a temporada 2017/18 do Brasil se recuperou do atraso de mais de 20% em comparação com o ano anterior antes do início do temporão e agora se encontra 16,3% na frente, com um total de 183,4 mil toneladas de cacau entregues até agora, há quatro semanas do fim.

Indicadores climáticos e referentes à qualidade do solo favoráveis reforçam o cenário otimista para a produção da próxima safra, que se inicia em outubro. A saúde da vegetação nas principais regiões produtoras – sul da Bahia e norte do Espírito Santo, sudoeste do Pará e sudeste da Amazônia e norte de Rondônia – verifica situação significativamente melhor do que anos passados, sustentando a perspectiva de uma colheita mais volumosa no início de 2018/19.

Os bons resultados no temporão aumentaram a disponibilidade interna de amêndoas e pressionaram o prêmio do cacau na Bahia em relação ao preço de referência de Nova York. O diferencial entre as duas cotações apresenta uma tendência de queda desde maio, com a confirmação de uma disponibilidade maior de produto devido à maior produção no temporão. Na média de setembro, até agora, o ágio foi de USD 100/t, contra USD 400/t na média de abril. Em agosto a diferença entre os prêmios chegou a atingir valores negativos, o que não ocorria desde a safra 2015/16 – último ciclo no qual a produção total no país foi superior a 180 mil toneladas.

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Veja também

Teste já!

Experimente nossa plataforma de relatórios gratuitamente

Relatórios periódicos aprofundados

Produzimos mais de 300 relatórios mensais de acompanhamento dos principais mercados globais de commodities. Veja alguns exemplos:

Para quais mercados você deseja receber notificações?*

Açúcar & EtanolAlgodãoCacauCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCafé

Como ficou sabendo de nós?*

FacebookLinkedInWhatsAppIndicaçãoGoogleOutrosNewsletter

*Campos obrigatórios