Venda de etanol hidratado no Brasil atinge maior valor da história

Participação do etanol no ciclo Otto bate recorde em meio à baixa paridade

Nesta sexta-feira, a ANP publicou dados de vendas de combustíveis pelas distribuídas em março, fechando assim o período da safra 2018/19 de cana-de-açúcar no Centro-Sul (abril-março). Neste intervalo, a venda de etanol hidratado no Brasil totalizou 20,7 bilhões de litros, o maior valor da história, superando em 19,3% a máxima anterior, de 2015/16.

Com isso, a venda de gasolina C no país caiu 13,1% na comparação com 2018/19, totalizando o menor volume desde 2011/12, com impacto direto sobre as vendas de anidro. Desta forma, a participação do hidratado no ciclo Otto (considerando a equivalência energética) foi de 27,9%, a maior proporção em oito anos. Além disso, se considerarmos também o anidro, a participação total do etanol foi de 41,5%, a maior já registrada.

Vale destacar que a maior demanda foi resultado, em grande parte, da paridade mais favorável ao etanol na comparação com a gasolina. Na média nacional, esta paridade ficou em 71,1% na média o período. Mesmo que o nível esteja acima de 70% – patamar aproximado de equivalência energética – é importante destacar que nos principais estados produtores e consumidores do biocombustível a paridade ficou significativamente abaixo deste patamar.

Esta foi a menor paridade desde 2010/11, quando o biocombustível registrou 68,7% do preço médio da gasolina C ao longo da safra. Naquela época, entretanto, menos da metade da frota nacional era flex fuel, reduzindo a demanda potencial por hidratado em relação aos dias de hoje, em que a participação deste tipo de veículo é de 77%. Além disso, a mistura de anidro era de 25%, reduzindo também a participação desta variedade.

 

Matéria escrita por João Paulo Botelho, colaborador INTL FCStone até outubro de 2019.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Veja também

Teste já!

Experimente nossa plataforma de relatórios gratuitamente

Relatórios periódicos aprofundados

Produzimos mais de 300 relatórios mensais de acompanhamento dos principais mercados globais de commodities. Veja alguns exemplos:

Para quais mercados você deseja receber notificações?*

Açúcar & EtanolAlgodãoCacauCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCafé

Como ficou sabendo de nós?*

FacebookLinkedInWhatsAppIndicaçãoGoogleOutrosNewsletter

*Campos obrigatórios