Matheus Costa

Matheus Costa

Formado em Engenharia Agronômica pela UFSCar. Trabalha na Inteligência de Mercado da INTL FCStone do Brasil desde 2017 na área de Açúcar e Etanol.

Exportações brasileiras de açúcar caem em 2017/18

Dados da SECEX-MDIC mostraram queda de 1,7% nas vendas externas do adoçante

Dados oficiais publicados hoje mostraram exportação de 1,77 milhões de toneladas de açúcar em março pelos portos brasileiros, 25,3% acima de fevereiro e 10,7% abaixo do mesmo mês em 2017. Apesar disso, as vendas totais no ano-safra do Centro-Sul (abril-março) ficaram em 27,8 milhões de toneladas, 1,7% abaixo do mesmo período no ano passado, mas ainda 10,4% acima da média dos últimos três ciclos.

Apesar de ainda não haver dados discriminados por estado para março, podemos inferir que a maior da queda é resultado da menor produção de açúcar na safra 2017/18 do Norte-Nordeste (que segue outro calendário). Entre abril e fevereiro, as exportações da região haviam caído 8,8%, sendo que a produção de açúcar entre a safra passada e a atual registrava queda de 574 mil toneladas até a primeira quinzena de março. No Centro-Sul, por outro lado, a produção aumentou em 528 mil toneladas na safra 2017/18 até a mesma quinzena.

Já as exportações de etanol na safra 2017/18 registraram 1,45 bilhões de litros, 5,2% acima da temporada anterior. Parte do aumento pode ser creditado à maior demanda dos Estados Unidos para cumprimento do mandato avançado dentro do RFS. Este incremento, entretanto, é resultado majoritariamente do baixo nível registrado na safra passada, o segundo menor das últimas seis safras. Desta forma, as vendas externas do biocombustível nos últimos 12 meses ainda ficaram 13,9% abaixo da média dos últimos três anos.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Veja também

Teste já!

Experimente nossa plataforma de relatórios gratuitamente

Relatórios periódicos aprofundados

Produzimos mais de 300 relatórios mensais de acompanhamento dos principais mercados globais de commodities. Veja alguns exemplos:

Para quais mercados você deseja receber notificações?*

Açúcar & EtanolAlgodãoCacauCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCafé

Como ficou sabendo de nós?*

FacebookLinkedInWhatsAppIndicaçãoGoogleOutrosNewsletter

*Campos obrigatórios