Clima seco favorece moagem de cana em Araçatuba

Mais açúcar. Para os Consultores em Gerenciamento de Riscos da StoneX, Matheus Zani e Lígia Heise, que percorreram a região de Araçatuba documentando a safra de cana-de-açúcar na última semana, é unanime o direcionamento máximo do ATR (Açúcar Total Recuperável) à produção de açúcar, dentro das limitações de cada usina (técnicas e a necessidade de geração de caixa rápido). As percepções de um clima mais seco no campo é que, além da moagem acelerada, o ATR está acima do previsto.

ATR deve melhorar ainda mais nas próximas semanas, à medida que a cana bisada vai terminando de ser colhida”, relata Lígia. O bom regime de precipitação no ano passado está garantido TCH (rendimento agrícola) elevado e, na maioria dos canaviais visitados, as plantas estão atingindo altura superior a 3 metros e colmos bem desenvolvidos.

Araçatuba - 1

Apesar do ritmo acelerado da moagem na região visitada, em decorrência do clima mais seco, este mesmo fator é, também, uma preocupação. A expectativa de chuvas abaixo da média nesse ano, especialmente no segundo semestre, ameaça a saúde da cana que será colhida no final da safra.

“Isso, associado ao baixo investimento em renovação dos canaviais, é um fator de atenção que poderia provocar um fim precoce da safra este ano e comprometer o ciclo 2017/18. Vamos monitorá-lo com atenção”, resume o Consultor Zani.

A equipe da StoneX ainda destaca que as chuvas da semana retrasada foram favoráveis à cana, apesar de terem interrompido brevemente a moagem e, da mesma forma, a chuva que está ocorrendo esta semana e que poderá acontecer na próxima também poderá ser bem-vinda.

Araçatuba - 2

*Colaboraram os Consultores em Gerenciamento de Riscos Lígia Heise e Matheus Zani.

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Relatórios de Mercado

Mensalmente, os especialistas da StoneX produzem mais de 600 informativos sobre as principais commodities mundiais. Conheça os boletins para acompanhamento dos mercados de Grãos (soja, milho e trigo), FertilizantesAçúcar e Etanol, Algodão, Pecuária, Café, Energia, Óleos Vegetais e Câmbio.

    Quais são seus mercados de interesse?

    Açúcar & EtanolAlgodãoCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCaféÓleos Vegetais

    Como soube dos boletins de mercado da StoneX?

    FacebookLinkedInInstagramWhatsAppGoogleIndicaçãoOutrosEventosE-mail