Matheus Costa

Matheus Costa

Formado em Engenharia Agronômica pela UFSCar. Trabalha na Inteligência de Mercado da INTL FCStone do Brasil desde 2017 na área de Açúcar e Etanol.

Clima seco favorece moagem de cana em Araçatuba

Mais açúcar. Para os Consultores em Gerenciamento de Riscos da INTL FCStone, Matheus Zani e Lígia Heise, que percorreram a região de Araçatuba documentando a safra de cana-de-açúcar na última semana, é unanime o direcionamento máximo do ATR (Açúcar Total Recuperável) à produção de açúcar, dentro das limitações de cada usina (técnicas e a necessidade de geração de caixa rápido). As percepções de um clima mais seco no campo é que, além da moagem acelerada, o ATR está acima do previsto.

ATR deve melhorar ainda mais nas próximas semanas, à medida que a cana bisada vai terminando de ser colhida”, relata Lígia. O bom regime de precipitação no ano passado está garantido TCH (rendimento agrícola) elevado e, na maioria dos canaviais visitados, as plantas estão atingindo altura superior a 3 metros e colmos bem desenvolvidos.

Araçatuba - 1

Apesar do ritmo acelerado da moagem na região visitada, em decorrência do clima mais seco, este mesmo fator é, também, uma preocupação. A expectativa de chuvas abaixo da média nesse ano, especialmente no segundo semestre, ameaça a saúde da cana que será colhida no final da safra.

“Isso, associado ao baixo investimento em renovação dos canaviais, é um fator de atenção que poderia provocar um fim precoce da safra este ano e comprometer o ciclo 2017/18. Vamos monitorá-lo com atenção”, resume o Consultor Zani.

A equipe da INTL FCStone ainda destaca que as chuvas da semana retrasada foram favoráveis à cana, apesar de terem interrompido brevemente a moagem e, da mesma forma, a chuva que está ocorrendo esta semana e que poderá acontecer na próxima também poderá ser bem-vinda.

Araçatuba - 2

*Colaboraram os Consultores em Gerenciamento de Riscos Lígia Heise e Matheus Zani.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Veja também

Teste já!

Experimente nossa plataforma de relatórios gratuitamente

Relatórios periódicos aprofundados

Produzimos mais de 300 relatórios mensais de acompanhamento dos principais mercados globais de commodities. Veja alguns exemplos:

Para quais mercados você deseja receber notificações?*

Açúcar & EtanolAlgodãoCacauCâmbioEnergiaFertilizantesMilhoSojaTrigoPecuáriaCafé

Como ficou sabendo de nós?*

FacebookLinkedInWhatsAppIndicaçãoGoogleOutrosNewsletter

*Campos obrigatórios