d
h
m
s
Promoção encerrada!
AÇÚCAR & ETANOL
Picture of Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Competitividade do etanol deve levar a queda na produção de açúcar

O clima mais próximo à normalidade combinado à maior taxa de renovação dos canaviais em 2015 e 2016 fez a StoneX considerar uma produtividade de cana-de-açúcar 0,3% maior em 2018/19, quando comparada à safra atual. Consequentemente, a moagem deve subir 0,6% na comparação entre as safras e atingir 587,5 milhões de toneladas.

“Quanto à área colhida, ao contrário do recuo de 1,5% projetado para 2017/18, esperamos que esta variável avance 0,3% na próxima safra. Este leve aumento vem em decorrência de uma menor reserva de áreas para reforma de canavial”, explica o analista de mercado, João Paulo Botelho. Este primeiro cálculo aponta que cerca de 8,03 milhões de hectares sejam colhidos em 2018/19.

“Cabe ressaltar que a maior umidade decorrente de um clima menos seco tende a reduzir o ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) médio das lavouras”, alerta. Assim, as expectativas da StoneX apontam para um valor de 135,4 kg/t, 0,5% menor que a projeção do grupo para 2017/18.

O mix produtivo para a próxima safra tende a ser mais alcooleiro. Ainda segundo estimativa da consultoria, o etanol deve ter uma participação de 56% na produção das usinas do Centro-Sul brasileiro.
A produção de etanol deve avançar em 5,1% em 2018/19 em relação à safra atual. Especificamente, o volume de etanol hidratado deve aumentar 8,9% no período, para 15,4 milhões de m³, enquanto o anidro deve tender à estabilidade. A produção de açúcar, por sua vez, deve recuar 5,5% em relação à safra atual e deve atingir 33,3 milhões de toneladas.

“A situação pode mudar caso o preço do açúcar receba algum suporte ao longo dos próximos meses. Além disso, o mix produtivo pode se alterar com o preço do petróleo, uma vez que a elevação na cotação da matéria-prima dá viés altista ao preço da gasolina, tanto no mercado internacional quanto no interno, o que tende a favorecer o consumo de etanol”, pondera Botelho.

Inteligência de Mercado

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.