+ 15% OFF no plano anual

AÇÚCAR & ETANOL
Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado

Clima favorece canaviais e moagem de cana pode chegar a 589 mi ton

A consultoria StoneX projeta que entre os dias 16 de janeiro e 31 de março as usinas do Centro-Sul processem cerca de 5,5 milhões de toneladas, chegando ao total de 589 milhões de toneladas métricas em toda a safra 2017/18 de cana-de-açúcar na região (contra as 584,3 milhões de toneladas projetadas anteriormente pelo grupo). Ainda assim, esse volume seria 3,0% menor que a moagem durante a safra 2016/17.

“A precipitação acumulada sobre os canaviais do Centro-Sul brasileiro durante a temporada chuvosa na região, que compreende os meses entre outubro e março, têm se mostrado bastante favoráveis ao desenvolvimento vegetativo das plantas”, escreveu a StoneX, em relatório.

Essa condição, por outro lado, levou a um menor processamento de cana-de-açúcar nessa época, com destaque à primeira quinzena de janeiro, cuja moagem foi apenas 166 mil toneladas e o número de usinas ativas, apenas 6, de acordo com informações da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O cenário de preços elevados e demanda aquecida pelo etanol hidratado — reflexo da entressafra canavieira no Centro-Sul somada à recente valorização da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, que aumentou o preço da gasolina no Brasil — pode levar alguns produtores a adiantar o início da próxima colheita, o que seria contabilizado ainda como safra 2017/18, caso ocorra antes do dia 1º de abril.

Ainda segundo cálculos da consultoria, o Açúcar Total Recuperável (ATR) médio acumulado na safra até metade de janeiro ficou em 137,3 Kg ATR/tonelada de cana, 2,6% acima da mesma época da safra anterior e o maior valor para este indicativo agroindustrial desde 2011/12. Assim, “mesmo com uma moagem menor que no ciclo 2016/17, tanto a produção de açúcar quanto a de etanol mostra avanço no comparativo ano-a-ano”, resume a StoneX.

Inteligência de Mercado

Este artigo é um exemplo dos conteúdos disponíveis para assinantes no Portal de Relatórios.

Conheça a plataforma!

Conheça os planos

A cobertura mais completa do Brasil em Inteligência de Mercado para commodities + plataforma exclusiva!

Inteligência de Mercado da StoneX oferece assinaturas de relatórios periódicos para acompanhamento dos mercados de commodities agrícolas e energéticas no Brasil e no mundo. 

Cadastre-se gratuitamente!

Receba o nosso resumo semanal com os destaques dos mercados agrícolas e energéticos.

Ao enviar este formulário, você estará enviando à StoneX Group Inc. e suas subsidiárias suas informações pessoais para uso em marketing. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais.