Açúcar e Etanol

O mercado sucroalcooleiro no Brasil integra um importante braço agrícola à operação industrial. Essa característica torna a análise de mercado de seus produtos bastante complexa e desafiadora, pois a decisão de produção deve levar em conta fatores climáticos, preços relativos, demanda em diferentes mercados e características da matéria-prima.

Os relatórios da StoneX buscam conectar e ponderar todos esse fatores, fornecendo indicações da melhor estratégia produtiva e comercial a ser adotada. Unindo informações globais com a realidade local, os boletins de mercado da StoneX são a melhor fonte para sua tomada de decisão.

Informações e Análises de Mercado​

A equipe de Inteligência de Mercado da StoneX produz materiais que transformam informação em vantagem. Abaixo, conheça nossos relatórios para o acompanhamento do mercado de açúcar e etanol e faça um teste gratuito de nossa plataforma de informações. Veja também os boletins disponíveis para Energia, Fertilizantes, Grãos, Algodão, Pecuária, Café, Óleos Vegetais e Câmbio.

RELATÓRIOS PARA ASSINANTES:

Diário Sucroenergético
Análise diária dos principais fatores que movimentam os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no mundo.

Semanal de Açúcar e Etanol
Neste relatório, os especialistas da StoneX do Brasil expõem suas análises dos principais fatores que movimentam os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no mundo.

Relatório de Prêmios de Açúcar – solicite um trial
Este relatório apresenta indicações de prêmios/descontos para negociação física de açúcar FOB Santos, um dos principais portos exportadores de açúcar do mundo.

Estimativas Bimestrais de Açúcar & Etanol – exemplo A exemplo B
Acompanhe neste relatório nossas projeções para a safra sucroalcooleira do Centro-Sul do Brasil, bem como os impactos produtivos dos principais players mundiais sobre o saldo global de açúcar.

Semanal de Etanol nos Estados Unidos – solicite um trial
Acompanhamento do mercado de etanol no maior país produtor e consumidor do produto no mundo, os Estados Unidos.

Paridade entre os Produtos da Cana
Neste relatório, os preços dos principais subprodutos da cana-de-açúcar no Brasil são convertidos para a mesma unidade, possibilitando a análise da remuneração obtida pelos produtores com a venda de açúcar ou de etanol em diversas localidades. O relatório apresenta tais estatísticas em gráficos e tabelas, de modo que o leitor possa constantemente avaliar a rentabilidade da produção dos subprodutos da cana.​

Semanal de Line-up – solicite um trial
Relatório de line-up nos portos e exportações de açúcar no Brasil.

Semanal de Previsões Climáticas – solicite um trial
Histórico semanal e previsões climáticas para as principais regiões produtoras do Brasil, com gráficos e tabelas que facilitam a análise.

Diário de Previsões Climáticas – solicite um trial
Histórico semanal e previsões climáticas para as principais regiões produtoras do Brasil, com gráficos e tabelas que facilitam a análise.

Semanal Regional de Açúcar e Etanol – Nordeste / Goiás
Neste relatório, trazemos informações sobre as cotações dos principais subprodutos da cana-de-açúcar nas regiões canavieiras de Goiás e do Norte-Nordeste (NNE), além de atualizar informações de arbitragem e paridade de preços. No relatório do NNE, especificamente, informações de line-up nos portos e exportações de açúcar também são detalhadas, assim como os dados sobre o regime de chuvas na região. Para além de gráficos e tabelas, ambos os relatórios são compostos por seções analíticas, trazendo discussões sobre os principais drivers para o setor sucroenergético.

Relatório de Etanol de Milho e DDG
Com esta publicação, trazemos informações sobre a produção de etanol de milho no Centro-Sul do Brasil, bem como estimativas para a produção e preço médio de DGs (grãos de destilaria) nos principais estados produtores. O relatório também contém indicadores sobre o spread entre o etanol e o milho, e a margem das usinas de etanol localizadas em Mato Grosso e Goiás – informação pioneira no mercado e que contribui para avaliar a remuneração efetiva das unidades produtoras com a destilação do biocombustível a partir do cereal. Além dos dados, o material também apresenta textos analíticos sobre a conjuntura para a produção de milho e do álcool, de modo a construir análises mais fundamentadas para um setor tão escasso de informações.

Exportação de Açúcar e Etanol do Brasil​
Atualização semanal dos dados da exportação brasileira de açúcar e etanol. Além de citar os volumes semanais e acumulados destinados ao mercado externo, o relatório também oferece comparativos anuais e frente à média histórica com relação à evolução dos carregamentos. Por fim, o material também detalha os principais destinos do açúcar e do etanol produzido no Brasil, de modo a contribuir com informações referentes ao mercado internacional de ambas as commodities.

Acompanhamento de safra UNICA
Neste relatório, acompanhamos o andamento da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil. O material contém tabelas, gráficos e análises sobre os principais indicadores produtivos, bem como o avanço da comercialização de etanol no mercado doméstico e externo. O relatório contribui para o rápido monitoramento da produção no cinturão canavieiro, de modo a contribuir com análises da posição brasileira no mercado global de açúcar.

Matérias Especiais
Artigos, divulgados esporadicamente, sobre temas específicos e suas implicações para o setor de açúcar e etanol no Brasil e no mundo, que ajudam na compreensão e na tomada de decisões do leitor sobre determinado assunto.

Quer saber mais sobre os boletins StoneX para os mercados sucroalcooleiros?