Açúcar e Etanol

O mercado sucroalcooleiro no Brasil integra um importante braço agrícola à operação industrial. Essa característica torna a análise de mercado de seus produtos bastante complexa e desafiadora, pois a decisão de produção deve levar em conta fatores climáticos, preços relativos, demanda em diferentes mercados e características da matéria-prima.

Os relatórios da StoneX buscam conectar e ponderar todos esse fatores, fornecendo indicações da melhor estratégia produtiva e comercial a ser adotada. Unindo informações globais com a realidade local, os boletins de mercado da StoneX são a melhor fonte para sua tomada de decisão.

Informações e Análises de Mercado​

A equipe de Inteligência de Mercado da StoneX produz materiais que transformam informação em vantagem. Abaixo, conheça nossos relatórios para o acompanhamento do mercado de açúcar e etanol e faça um teste gratuito de nossa plataforma de informações. Veja também os boletins disponíveis para Energia, Fertilizantes, Grãos, Algodão, Pecuária, Café, Óleos Vegetais e Câmbio.

RELATÓRIOS PARA ASSINANTES:

Diário Sucroenergético
Neste relatório, os especialistas da StoneX discutem sobre os principais fundamentos que movimentaram as cotações do açúcar na bolsa de Nova-Iorque e Londres, trazendo análises sobre os diversos países produtores e consumidores da commodity. Em conjunto, apresentamos os principais drivers do mercado de etanol no Brasil e no mundo. O material apresenta seção analítica, trazendo perspectivas sobre os temas mais relevantes para o setor sucroenergético, bem como tabela diária contendo os principais indicadores físicos e técnicos do mercado.

Semanal de Açúcar e Etanol
Neste relatório, os especialistas da StoneX discutem diferentes temas que receberam os holofotes do setor em uma determinada semana. Tais conteúdos são analíticos, com o objetivo de trazer perspectivas de curto e longo prazo para o mercado brasileiro e global, de modo a contribuir com o gerenciamento de risco de nossos clientes e oferecer perspectivas mais assertivas para suas tomadas de decisão. Além disso, os especialistas expõem suas análises dos principais fatores que movimentaram os mercados de açúcar e etanol ao longo daquela semana. Para isso, é feita uma retomada das discussões realizadas nos relatórios diários de maneira ainda mais aprofundada, elencando os principais fundamentos e drivers de preços do açúcar e do etanol, além de discutir a posição dos agentes comerciais, especuladores e fundos especulativos no período.

Relatório de Prêmios de Açúcar
Este relatório apresenta indicações de prêmios/descontos para negociação física de açúcar FOB Santos, um dos principais portos exportadores de açúcar do mundo. O relatório é composto por gráficos e tabelas que resumem as informações coletadas pela StoneX com parceiros, apresentando, por exemplo, o diferencial de base entre o açúcar na Tailândia e no Brasil. O material é divulgado aos nossos clientes toda 3ª e 5ª feira.

Semanal de Line-up 
Neste relatório, a StoneX apresenta os dados de line-up de açúcar nos portos brasileiros. O material é composto por gráficos e tabelas, de modo a acompanhar os dias de espera e previsão de chuvas nos portos, principais compradores, vendedores e destinos do açúcar oriundo do Centro-Sul e Norte-Nordeste. Nesse sentido, este material se mostra essencial para acompanhar as perspectivas para os embarques brasileiros, bem como o comportamento da procura internacional pela commodity.

Paridade entre os Produtos da Cana
Neste relatório, os preços dos principais subprodutos da cana-de-açúcar no Brasil são convertidos para a mesma unidade, possibilitando a análise da remuneração obtida pelos produtores com a venda de açúcar ou de etanol em diversas localidades. O relatório apresenta tais estatísticas em gráficos e tabelas, de modo que o leitor possa constantemente avaliar a rentabilidade da produção dos subprodutos da cana.

Semanal de Previsões Climáticas – solicite um trial
Histórico semanal e previsões climáticas para as principais regiões produtoras do Brasil, com gráficos e tabelas que facilitam a análise.

Diário de Previsões de Chuvas – solicite um trial
Histórico semanal e previsões climáticas para as principais regiões produtoras do Brasil, com gráficos e tabelas que facilitam a análise.

Diário de Previsão de Geadas
Acompanhe neste relatório as previsões de geadas nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar no Centro-Sul Brasil. Fundamental para acompanhamento climático ao longo dos meses de inverno, o conteúdo demonstra a amplitude de temperatura ao longo dos próximos 10 dias, ponderando a intensidade do fenômeno climático por estado.

Semanal Regional de Açúcar e Etanol – Nordeste / Goiás
Neste relatório, trazemos informações sobre as cotações dos principais subprodutos da cana-de-açúcar nas regiões canavieiras de Goiás e do Norte-Nordeste (NNE), além de atualizar informações de arbitragem e paridade de preços. No relatório do NNE, especificamente, informações de line-up nos portos e exportações de açúcar também são detalhadas, assim como os dados sobre o regime de chuvas na região. Para além de gráficos e tabelas, ambos os relatórios são compostos por seções analíticas, trazendo discussões sobre os principais drivers para o setor sucroenergético.

Relatório de Etanol de Milho e DDG
Com esta publicação, trazemos informações sobre a produção de etanol de milho no Centro-Sul do Brasil, bem como estimativas para a produção e preço médio de DGs (grãos de destilaria) nos principais estados produtores. O relatório também contém indicadores sobre o spread entre o etanol e o milho, e a margem das usinas de etanol localizadas em Mato Grosso e Goiás – informação pioneira no mercado e que contribui para avaliar a remuneração efetiva das unidades produtoras com a destilação do biocombustível a partir do cereal. Além dos dados, o material também apresenta textos analíticos sobre a conjuntura para a produção de milho e do álcool, de modo a construir análises mais fundamentadas para um setor tão escasso de informações.

Exportação de Açúcar e Etanol do Brasil
Atualização semanal dos dados da exportação brasileira de açúcar e etanol. Além de citar os volumes semanais e acumulados destinados ao mercado externo, o relatório também oferece comparativos anuais e frente à média histórica com relação à evolução dos carregamentos. Por fim, o material também detalha os principais destinos do açúcar e do etanol produzido no Brasil, de modo a contribuir com informações referentes ao mercado internacional de ambas as commodities.

Acompanhamento de safra UNICA
Neste relatório, acompanhamos o andamento da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil. O material contém tabelas, gráficos e análises sobre os principais indicadores produtivos, bem como o avanço da comercialização de etanol no mercado doméstico e externo. O relatório contribui para o rápido monitoramento da produção no cinturão canavieiro, de modo a contribuir com análises da posição brasileira no mercado global de açúcar.

Matérias Especiais
Estes artigos são divulgados esporadicamente – usualmente, de maneira mensal. Nestes materiais, os especialistas da StoneX comentam temas específicos e suas possíveis implicações para o setor de açúcar e etanol no Brasil e no mundo. Nesse sentido, trazemos informações e projeções ainda pouco exploradas no mercado, de modo a fornecer aos nossos clientes os principais fundamentos que podem reverter as tendências esperadas para o setor sucroenergético. Nosso objetivo é o de fornecer estimativas, sobretudo, focadas em um horizonte de longo prazo, de modo a contribuir estrategicamente com os negócios de nossos clientes.

Semanal de etanol nos EUA
Neste relatório, os especialistas da StoneX trazem informações sobre os mercados de milho e etanol nos Estados Unidos, além de dados sobre o mercado do biocombustível na Europa. De modo geral, o relatório traz informações de produção, consumo e estoques do álcool, bem como a evolução dos futuros do milho e etanol. O material apresenta gráficos e tabelas, além de breves comentários trazendo os principais fundamentos que movimentaram o mercado do cereal em uma determinada semana. Informações sobre a lucratividade das plantas de biodiesel e etanol nos EUA e tabela contendo a arbitragem de importação e exportação brasileira também são atualizadas semanalmente.

Estimativas Bimestrais de Açúcar & Etanol

Estimativa de safra para o Centro-Sul e Norte-Nordeste do Brasil – solicite um trial
Neste relatório analítico, a StoneX apresenta e fundamenta as suas principais projeções para a safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul e no Norte-Nordeste do Brasil. O material é composto por seções analíticas, gráficos e tabelas, de modo a sintetizar as estimativas para a área destinada à cana, TCH, ATR médio dos canaviais, moagem, mix produtivo e produção dos produtos da cana em uma determinada safra. Neste relatório, os especialistas da StoneX atualizam constantemente suas perspectivas para a produção no Brasil, trazendo monitoramentos climáticos e informações sobre as condições das lavouras.

Estimativa de saldo global de açúcar
Neste relatório analítico, a StoneX apresenta e fundamenta as suas projeções para o saldo global de açúcar em uma determinada safra. O material é composto por seções analíticas, gráficos e tabelas sintetizando como deve se comportar a fabricação e consumo da commodity nos principais players do mercado. O material é divulgado bimestralmente e acompanha as perspectivas para a produção de açúcar na Tailândia, Índia, União Europeia e Reino Unido, Austrália, Rússia, México, China, EUA, Brasil e demais players. Tendo em vista que o saldo global da commodity é um dos principais drivers dos preços no mercado internacional, tal relatório se mostra essencial para que os clientes da StoneX recebam em primeira mão as tendências do mercado açucareiro.

Quer saber mais sobre os boletins StoneX para os mercados sucroalcooleiros?